domingo, 16 de agosto de 2009

Indumentária do Egito

Alguns poucos egípcios calçavam sandálias, mas a maioria andava descalças, eram muito cuidadosos com a sua aparência e davam muito importância aos penteados, jóias, maquiagem e vestuário, tinham o hábito de pintar o contorno dos olhos, de usar jóias e de usar perucas. E mais uma vez as diferenças: classe alta perucas de cabelos natural, classes inferiores de crina de cavalo e fibras de vegetal. Os jovens raspavam a cabeça, as mulheres mais velhas não cortavam os cabelos, os mantendo ondulados ou frezados.

A ornamentação das jóias é composta por símbolos, como o escaravelho, o nó de Ísis, a flor de lótus, o olho de Horus, o falcão, a serpente e a esfinge, que remetiam aos significados da escrita hierográfica e religião. Os egípcios dominavam diversas técnicas de trabalho em metal, entre elas a marchetaria, a incisão, o esmalte e o relevo. A ornamentação das jóias egípcias era grandemente composta por símbolos que possuíam nomes e continham significados.


O motivo ou símbolo decorativo mais comum era o escaravelho, que significava ao mesmo tempo o sol e a criação. O enorme simbolismo das jóias antigas egípcias também se refletia no uso de determinadas cores. De acordo com o Livro dos Mortos, sabemos que o azul-escuro representava o céu quando noite, o verde a ressurreição e a renovação, e o vermelho o sangue, a energia e a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário