sábado, 15 de agosto de 2009

"MODA DA PANO PRA MANGA"

A evolução tecnológica da moda.



A moda é subjetiva, ela é mutável de acordo com a época, isso porque no início não existia um padrão de moda e sim a indumentária típica de cada povo, período e classe social.



Sempre com as grandes crises também nascem grandes transformações, assim como aconteceu durante e no pós-guerra, a necessidade de agilizar o serviço nas indústrias com a falta de matéria prima e de homens para o trabalho, colocaram a mulher no mercado.



A mulher deixa de ser bibelô e passa a existir como pessoa, trabalhando, assumindo obrigações e ocupações antes apenas dos homens. Ela assume a necessidade de trajes compatíveis com seu novo mundo, passa a usar calças, dispensa os espartilhos e saias volumosas. Pra muitos a mulher perde a feminilidade, pra mim ela apenas se tornou prática e independente.



A partir de 1960, atendendo as necessidades da população e indústrias, a moda deixa o rigor de lado e passa definir tendências, estilos.

Cada pessoa inicialmente segue o estilo de seus familiares e da sociedade no geral, a partir do momento em que começa a desenvolver suas próprias idéias, cria sua identidade e passa a ter seu próprio estilo.



A moda é uma forma de expressão.

A moda é arte e se mistura a ela. Alguns estilistas usam temas relacionadas a artistas plásticos como Picasso e da Vince.

Estilo é a individualidade, a marca, as características do indivíduo.

A moda passa. O estilo não.

Estilo defini o comportamento do indivíduo e pode ser mostrado no corpo ( tatuagens, pirercings...), roupas, acessórios, músicas...


Os meios de comunicação, a mídia com sua propaganda visual, influenciam a sociedade a escolher ou mudar estilos e os padrões atuais da moda, é a chamada ditadura da moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário