sábado, 12 de setembro de 2009

Beth Filipecki Figurinista Global

A palestrante Beth Filipecki disse que não foi preparada o suficiente para o tema, porque foi convocada na última hora para substituir Marília
Carneiro, porém passou com detalhes e entusiasmo um pouco do que é ser figurinista.

A oportunidade para ela surgiu através de Fernando Pamplona, professor da universidade e cenógrafo da Globo, que conseguiu que seus alunos também fizessem a prova seletiva para o curso. Beth foi a única selecionada entre seus colegas, e, durante um ano, aprendeu fotografia, fundamentos de câmera e vídeo, dramaturgia de luz e sistemas de composição de luz na TV.
Em seguida, Beth Filipecki estagiou como iluminadora no Jornalismo e na novela O casarão (1976), de Lauro César Muniz, que se passava em três épocas, com três linguagens de iluminação diferentes. O aprendizado com a luz foi fundamental na sua formação, contribuindo para o seu trabalho como figurinista de importantes novelas e minisséries da emissora.
O contato com a área de figurinos veio por meio da carnavalesca e também professora da universidade Maria Augusta Rodrigues, que a indicou para trabalhar como assistente da figurinista Kalma Murtinho na novela Espelho mágico (1977). Beth Filipecki se apaixonou pela profissão. Se não fosse o fascínio por figurinos, ela teria se tornado a primeira iluminadora da TV Globo.

Como figurinista fez na Globo novelas, minisséries, teleteatro, seriados e casos especiais e o projeto criança esperança.
Um trabalho admirado e com certeza cobiçado por muitos, mas de grande responsabilidade e muita competência.
Também é uma colocação que requer paciência, flexibilidade e jogo de cintura.
Lidar com pessoas já não é fácil, lidar com celebridades então... mais complicado ainda, salvo algumas excessões é claro.

Uma pessoa não faz bem feito se não amar seu trabalho.
Dedicação, muita leitura, pesquisa de campo, conhecimentos gerais e uma boa equipe de colaboradores são fundamentais para um trabalho sair bem feito.
Me pareceu uma pessoa interessante, detalhista e empolgada com o que se propõe a fazer.
Fala com amor e riquesa de detalhes de suas obras.
















Mais uma vez fico devendo uma foto tirada por mim, que fique descente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário