quinta-feira, 24 de setembro de 2009

TECIDOS

Introdução

Os tecidos têxteis são peças de material relativamente finas e flexíveis. Variam de construções ou texturas ultra-finas a lanosas (Tosão) e materiais isolantes espessos. De uma forma geral, os tecidos têxteis dobram-se ou fazem pregas fácilemente, outras são menos fléxiveis, mas não são tão rigidos como placas metálicas ou matérias plásticas moldadas.

Há várias maneiras diferentes de produzir tecidos têxteis. Os diferentes métodos de produção normalmente envolvem o entrelaçamento ou entrecruzamento do fio, embora alguns tecidos sejam fabricados directamente a partir das fibras.

Os tecidos podem ser classificados de acordo com o método de fabrico:

  • Tecidos
  • Malhas
  • Renda
  • Não-tecidos

As principais categorias de tecidos podem dividir-se em subclasses, tais como malhas com urdidura e malhas com trama. Estas classes de tecido têm diferentes características e propriedades que podem ser exploradas juntamente com as propriedades básicas da fibra e do fio.

Fios

Em relativamente pocos casos, o tecido é produzido directamente a partir das fibras, como, p.ex., feltros e não-tecidos. Normalmente, as fibras são convertidas num fio ou linha antes da fabricação do tecido. Os fios são produzidos pela torção de fibras ou filamentos contínuos conjuntamente de maneira a formar um cordão estável comprido e com coesão. A fiação é o processo utilizado para converter fibras em fios. Os diferentes processos são concebidos para limpar e paralelizar as fibras, formar um cordão fino e torcê-las para as manter juntas e lhes dar resistência.

Antes da fiação, as fibras têm de ser purificadas de forma a remover as impurezas, que iriam interferir no processo. Assim, o algodão é descaroçado para remoção das fibras das sementes e lixo, e a lã é lavada para se retirar gordura e pó. Após a purificação, as fibras são fiadas num sistema que se adequa às características da fibra. Os sistemas de fiação tradicionais para as fibras naturais compreemdem uma série de operações para produzir o tipo de fio pretendido.

As operações podem incluir arejamento e cardadura para desprender, limpar e misturar as fibras, puxar para paralelizar as fibras longas, voltando a puxar para reduzir o tamanho do cordão ou trança, e, finalmente, fiar para inserir a torção e produzir o peso final ou a titulação do fio. Os fios penteados que são produzidos a partir de fibras mais longas, tendem a ser finos, lisos e resistentes: é o caso do tecido de lã e de algodão penteado. Os fios que são cardados mas não penteados, tendem a ser volumosos, moles e encrespados: é o caso das lãs e algodões mais grosseiros.

No quadro da produção das fibras feitas pelo homem (artificiais), e, certo sentido, a seda, os filamentos contínuos são produzidos como as fibras. Normalmente dás-se-lhes a formaa de multi filamentos contínuos lisos ou direitos, os fios lisos multifilamento. Estes filamentos direitos ou lisos podem ser permanentemente distorcidos devido à influência do calor, para materiais termoplásticos, e dar fios volumosos ou fios de filamento texturados. Estes fios podem ser volumosos e elásticos ou simplesmente volumosos (espessos).

TEXTURA DE FILAMENTOS CONTÍNUOS

Informações do site:http://www.cladonia.co.uk


Tecidos

Todos os tecidos têm a mesma textura básica, consistindo em dois conjuntos de fios paralelos que se entrelaçam em ângulo recto. Há muitas maneiras em que os fios se podem

entrelaçar. A mais simples, chamada "tecelagem comum", tem o grau de entrelaçamento máximo: Cada fio passa por cima e depois por debaixo dos fios adjacentes. As propriedades dos tecidos são também influênciadas pelo sett, que é a densidade do fio ou linha, normalmente medida em fios por centímetro. Os tecidos utilizados na roupa desportiva tendem a ser relativamente simples, muitas vezes de tecelagem comum, mas os canelados, os cotolês, trançados, sarjas e cetins podem ser úteis para certos fins. Um tecido de particular interesse é o "Rip Stop" que depende da inserção periódica de pontas e fios mais grosseiros para produzir uma grelha de fios mais fortes, aumentando assim a resistência ao uso.

Malhas

As malhas diferem dos tecidos de trama e urdidura na medida em que são produzidas a pertir de argolinhas ou laçadas entrelaçadas. Os tecidos em malha com trama consistem em fios que passam de lado para lado através do tecido, sendo cada fiada apanhada e entrelaçada com a fiada adjacente. O tecido pode ser formado a partir de um fio; o tricot manual é exemplo do tricot de trama. Devido à estrutura da laçada, os tecidos em malha com trama são habitualmente mais elásticos do que os tecidos com trama e urdidura. Os tecidos de malha com urdidura consistem numa série de fios paralelos que passam ao longo da extensão do tecido, de onde a designação de urdidura, cada fio se entrelaçando com os fios de daca lado.

Trama

Urdidura



Face de um tecido liso de malha com trama

As máquinas de fazer malha com trama podem ser circulares ou planas, munidas de um ou dois jogos de agulhas. Algumas máquinas especiais podem ter mais do que dois jogos ou conjuntos.


Tecido de malha simples com urdidura

As máquinas de fazer malha com urdidura têm as agulhas dispostas em barras direitas



Tecidos com multicamadas

Os tecidos podem ser combinados entre si ou em camadas de polímeros para a produção de materiais de propriedades múltiplas. Um tecido forte pode ser ligado a um material fraco para se obter um produto mais resistente, com maior funcionalidade, por exemplo, um tecido com trama e urdidura a uma membrana de arejamento ou a uma camada isolante.

Tecidos de trama e urdidura ou de malha podem ser utilizados para formar uma sanduíche com o enchumaço ou acolchoado, para produzir tecidos acolchoados. Tecidos complexos multicamadas podem ser produzidos para conferirem protecção para uma série de riscos ou percalços

Tecidos acolchoados (matelassés )

Os tecidos acolchoados são tecidos de duas ou três camadas. Sendo uma de fibras ( felpa ou enchimento ) cosida ou colada a tecidos convencionais. O enchimento ( ou estofo) pode ser de fibras artificiais não—tecidas ou de materiais naturais como penugem, penas, lã ou algodão. Os acolchoados tendem a ser usados para conferirem isolamento térmico ao vestuário utilizado nas temperaturas baixas. Podem também actuar como camada protectora de revestimento contra os choques. Por vezes, fabricam-se tecidos similares à base de espuma ou mousse de polímero na sanduíche.

Fonte:http://www.cladonia.co.uk


Nenhum comentário:

Postar um comentário