terça-feira, 1 de setembro de 2009

La Belle Époque



O quarto e último período distinto da moda do século XIX foi denominado de moda da Belle Époque, ou seja, a Bela Época, e que vai corresponder à última década do século XIX, a primeira do século XX e o princípio de 10 do mesmo século, até antes do início da Primeira Guerra Mundial.

Nas artes, especialmente as decorativas e também na arquitetura os valores tinham de fato mudado.

O que prevaleceu nesse momento foi o gosto curvilíneo, orgânico e ornamental do Art Nouveau.

Essa Arte Nova, que na Inglaterra vai acabar recebendo o nome de Modern Style correspondeu a um período de grande singularidade, uma vez que na predominância das formas foram as linhas curvas.

Os novos materiais empregados nas construções arquitetônicas, tais como ferro e vidro, criaram a possibilidade de novas linhas e novas formas até então inexistentes na prática.

É claro que tudo isso influenciou a moda.

O corpo feminino tornou-se também um verdadeiro repositório de linhas curvas, onde a cintura nunca tinha sido tão afunilada como nesse momento.

O ideal de beleza da mulher era de ter aproximadamente 40 cm de circunferência na cintura; e para atingir tais proporções algumas delas submetiam-se às cirurgias para serrarem suas respectivas costelas flutuantes e poderem se apertar demasiadamente em seus espartilhos.

É lógico que tudo isso era muito prejudicial para a saúde uma vez que comprimia todo o tronco, das ancas aos pulmões.

Mas, mesmo assim, a prática do funilamento criando a chamada silhueta ampulheta __ volume nos ombros, cintura afunilada e volume no quadril __ continuou em evidência. Na realidade, isso tudo foi uma continuidade dos momentos precedentes, porém, com acentuações bem mais definidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário