terça-feira, 1 de setembro de 2009

Indumentária Grega


O formato das roupas era
idêntico para homens e
mulheres tendo-se mantido
inalterado duran
te séculos.




A roupagem básica era
uma túnica direita, presa ao ombro com alfinetes ou broches – Chiton – e uma capa, presa no cimo a esvoaçar.

A roupa interior tal como a exterior caía solta em torno do corpo. As crianças usavam roupas semelhantes às dos pais mas as túnicas eram bastante mais curtas a fim de poderem correr com facilidade.
Adultos e crianças andavam descalços em casa e quando
saíam usavam sandálias de cabedal com muitas tiras.


CORES, TECIDOS E
MODELOS
O vestuário era parte integrante do ideal de beleza para qualquer grego. Assim, as
roupas gregas eram sobretudo de lã tecida muito finamente, factor que as tornava mais delicadas do que as actuais roupas de lã. Eram também utilizados trajes mais leves de linho tecido.

As classes mais abastadas conchacompravam seda ao oriente e na época helenística plantaram-se amoreiras na ilha de Cós, o que deu origem a uma indústria nacional de seda.
As cores garridas eram TextBox: Época Helenística Período entre a morte de Alexandre O Grande a 30 a.C. Da palavra “heleno” que significa “grego”.muito populares, especialmente entre as mulheres. Obtinha-se a púrpura dos caramujos e o tom violeta da larva de um insecto chamado “larva de quermes”. Das plantas obtinham-se outras matérias corantes. Os mais pobres, provavelmente usavam roupas não tingidas.

O formato das roupas era idêntico para
homens e mulheres tendo-se mantido
inalterado durante séculos. A roupage
m básica era
uma túnica direita, presa ao ombro com
alfinetes ou broches – Chiton – e uma
capa, presa no cimo a esvoaçar. A roupa interior tal como a exterior caía solta em torno do corpo. As crianças usavam roupas semelhantes às dos pais mas as
túnicas eram bastante mais curtas a fim
de poderem correr com facilidade. Adultos e crianças andavam descalços em casa e quando saíam usavam sandálias de cabedal com muitas tiras.
AS CORES

Há um engano popular de que as vestes gregas fossem brancas, talvez porque as estátuas eram de mármore ou bronze ou outro material monocromático, e mesmo as policromáticas perderam a cor com o tempo em que foram descobertas.

Durante o período arcaico, as roupas eram normalmente brancas, pessoas comuns eram proibidas de usar chitons e himations vermelhos em teatros ou lugares públicos (talvez por isso alguns historiadores acreditem que as pessoasricas usavam túnicas coloridas, os pobresas usavam brancas), mas a partir do século VAEC as roupas eram decoradas com uma larga variedade de cores.

Homero nos fala de roupas extravagantestecidas com fios prateados ou dourados.
Bordas mais complexas ilustravam temas desde animais, pássaros e peixes, a cenas complexas de batalhas. Os fios coloridos desses bordados pareciam ser ilim
itados. Heródoto menciona amarelo, violeta, indigo, vermelho e roxo
em um único traje.

Matéria do Blog: http://modagrega.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário